Adeus vida velha

     Que junto com este ano entre muita champanhe, amigos, abraços, desejos e mudanças. Aliás, todo mundo tem algum plano para a virada de ano: fazer academia, comprar um carro, entrar para a faculdade, visitar a tia velha,  descolar aquela viagem para o Canadá, mudar de emprego, falar inglês, começar  a dieta. "No ano que vem, vou fazer diferente" ou "O próximo ano, vai ser o ano da minha vida", a virada de ano é sempre o pontapé para as renovações de muitos, só não entendo porque muitas vezes é necessário a espera de alguns 250 dias para fazer diferente.
     Tem um música da banda O Teatro Mágico que diz que "Milagres acontecem quando a gente vai a luta", e os caras sabem muito! 2014 foi um ano de grandes transições: copa do mundo e o 7x1, eleições, escândalos, greves, protestos, injustiças, e particularmente: trabalho, faculdade, amor, saúde e amizades. Nada desde a existência do mundo é certo: passar no vestibular, encontrar o amor da sua vida, ser promovido no emprego, acertar na mega da virada. Mas assim como na fé, temos de acreditar em algo. A família, amigos, companheira (o) nos dão apoio e força, mas nada é mais gratificante do que parabenizarmos à nós mesmos pelas nossas conquistas.
      Na França desde o início do século XVI, a virada de ano era comemorada no dia 25 de março, e as festividades duravam uma semana, se encerrando no dia 1º de abril. Em 1654, após a adoção do calendário gregoriano, o Rei Carlos IX de França determinou que o ano novo deveria ser celebrado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram a mudança, e eram ridicularizados por aqueles que passaram a festejar na data alterada. Desta forma, ficou reconhecido no mundo todo o dia 1º de abril como sendo o dia da mentira.
     Uma coisa é certa: nada acontece se ficarmos acomodados. Estagnar-se é a confirmação à anulação das coisas que acreditamos. E como nos disse Martha Medeiros: "Ninguém sabe direito o que é felicidade, mas, definitivamente, não é acomodação."  O acontecido em 1654 nos confirma que não há data certa para começar a dieta, mudar os hábitos, trocar o curso na faculdade, engatar o namoro, viajar para Roma, ou querer mais de você mesmo. Não é errado a gente esperar mais para o ano seguinte, fazer planos para a virada, acreditar que com a mudança de data as coisas serão melhores, que os planos darão certo. Apenas lembro que não é preciso esperar o dia 1º de janeiro para dar outro rumo a sua vida. Pode ser uma atitude nova toda a segunda-feira, três vezes por semana, ou uma a cada 2 meses. Ou se quiser espere mesmo a virada de ano, e comece do zero, veja a vida com outro olhar, mude a cor do cabelo, dê bom dia para o vizinho mal humorado, enfrente seus medos, faça o que você quiser, não importa! Errado é não querer mudar, acreditar que a mesmice é natural da vida.

Feliz mudança!