Eu virei uma X-Men

        

     "Já tomou teu gardenal hoje?" A primeira vez que ouvi essa frase foi na escola, associando à pessoas que eram "loucas/retardadas/estressadas". A verdade é que o gardenal é um medicamento usado para prevenir convulsões em pessoas que sofrem de epilepsia. Eu descobri que a epilepsia nada mais é do que dois episódios ou mais de uma tempestade cerebral, que acontecem geralmente por até 5 minutos. Agora imagine o seu cérebro em uma descarga elétrica por cinco minutos... você pode perder a consciência, pode babar, se tremilicar, perder movimentos de um lado do corpo, tudo de olhos abertos e ainda não se lembrar de nada disso quando acabar. 

Pois é, eu recentemente desencadeei essa tempestade. E infelizmente não estou sozinha: cerca de 4 milhões de brasileiros têm epilepsia (convulsões mais de 2 vezes e possiblidade de terem mais). No mundo são cerca de 70 milhões. Não, eu não tomo gardenal, uso um outro medicamento com a mesma função que ele: evitar convulsões (as tempestades) mas poderia. 

   Entre os fatores que podem desencadear uma crise podem-se destacar lesões no cérebro decorrentes de traumatismos de parto e traumatismos cranianos. A ingestão excessiva de álcool, consumo de drogas ou outras substâncias tóxicas, doenças infecciosas (como meningite), tumores, ou, ainda, acidentes vasculares (AVCs), os fatores são vários, mas a causa das tempestades ainda não é oficialmente reconhecida.

No meio de uma internação que durou 10 dias, remédios com efeitos colaterais desagradáveis, dieta diferente do que eu era acostumada e estar vivendo um turno de cada vez, passei a me identificar com a personagem Tempestade, do desenho/filme X-Men, que apesar de também passar por desafios, no final sempre vence as batalhas com suas tempestades elétricas.